Monte Nebo ou Monte Abarim

O Monte Nebo ou Monte Abarim  é uma montanha situada na Jordânia com cerca de 817 m de altitude. Ele é apresentado no livro de Deuteronômios, sua localização é citada como sendo no ponto mais alto da montanha Syagha. No local foram encontradas ruínas de uma igreja e do mosteiro em 1933, tal igreja teria sido edificada na segunda metade do século IV d.C., para demarcar o lugar da morte de Moisés. A estrutura da igreja segue um padrão típico de uma basílica. No século V d.C. foi ampliada, e mais tarde no ano de 597 d.C., foi reconstruída. A igreja foi citada pela primeira vez em um relato de uma peregrinação feita por uma mulher chamada Aetheria em 394 d.C.. No local foram encontradas seis tumbas escavadas em rocha sólida, sob o piso de mosaico coberto da igreja.

Nas modernas estruturas do presbitério, que existe hoje uma capela que foi construída para proteger o local e proporcionar aos visitantes um bom espaço para realização de culto, nela podem ser visualizados vestígios de pisos e mosaicos de diferentes períodos da história. O mais antigo deles é um painel com uma cruz trançada, atualmente colocado numa extremidade de suas paredes.

Conforme cita o último capítulo do Livro de Deuteronômio, Moisés elevou-se ao Monte Nebo para ver a Terra de Israel, a Terra da Promessa. Posteriormente, subiu das planícies de Moabe em direção ao Monte Nebo, ao cume de Pisga, que está em frente a Jericó. De acordo com a tradição judaica e cristã, acredita-se que Moisés foi enterrado na montanha, embora seu local de sepultamento não seja especificado. Algumas tradições islâmicas também afirmam a mesma máxima, embora haja uma sepultura de Moisés localizada na Maqam El- Nabi Musa, que fica a cerca de 11 km ao Sul de Jericó.

Visite a maravilhosa Terra Santa, aproveite para aprender mais sobre as histórias cristãs, conheça diversos sítios arqueológicos e presencie uma atmosfera fantástica de fé, respeito e tradição. Descubra mais sobre nossos cursos em Israel, saiba mais clicando aqui ou entre em contato por email: elaine@moriahcenter.org. Teremos satisfação de te atender!

 

Foto: Berthold WernerObra do próprio.

By | 2017-06-20T12:47:24+00:00 junho 20th, 2017|Categories: Arqueología Biblica|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment