A Porta Dourada

A Porta Dourada é a mais conhecida e mais misteriosa de todas as portas da Cidade Velha de Jerusalém. Ela fica situada debaixo do portão contemporâneo, onde também se encontram os portões originais que remontam mais de 2 mil anos de história, há quem explique que trata-se de um dos remanescestes das construções do Rei Salomão.

A Porta Dourada tem um significado especial principalmente no dia de Yom Kippur, o dia do perdão judaico. Segundo a tradição, no Yom Kippur um mensageiro ou um sacerdote, comungava ali o cordeiro. Ainda na tradicional história, é considerado que se a porta fosse aberta, ela levaria diretamente para a esplanada do Templo em Jerusalém. Do lado de fora da porta, poderia ser contemplado o Vale do Cedron e o Monte das Oliveiras, logo adiante.

Em outras narrativas, o portão também era conhecido como o Portão de Shushan, por conta de sua localização à leste, rumo à cidade persa de Susã, capital do império persa. A cerimônia de purificação, chamada Novilha Vermelha, envolvia a entrada com sacrifício por meio do portão oriental para o Monte das Oliveiras.

Indo ao inverso da maioria dos outros portões de Jerusalém, a Porta Dourada foi edificada pelo menos um milênio antes de Suleiman, o Magnífico, ter reconstruído os muros de Jerusalém em 1540. Segundo alguns arqueólogos, a porta original, que remonta a construção de Herodes ou até mesmo do período de Neemias em 440 a.C., ainda exista sob o portão atual.

Pensa-se que por causa do esplendoro significado religioso do portão para judeus e cristãos, como a rota para Jerusalém do Messias, acredita-se que Suleiman fechou o portão e permitiu a edificação para o levantamento de um cemitério muçulmano em frente ao portão, pois isso impediria a entrada dele por um lugar de maldição.

 

 

Desfrute de vários sítios arqueológicos na Terra Santa, aprenda mais sobre a história sagrada que esses povos carregam consigo. Saiba mais sobre nossos cursos em Israel, eles são uma grandiosa oportunidade de desbravar esses locais fundamentais para a história da humanidade. Nos envie um contato com suas dúvidas. Clique aqui!

By | 2017-06-17T12:30:43+00:00 junho 17th, 2017|Categories: Arqueología Biblica|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment