Equipo Académico 2017-07-01T00:15:50+00:00

Dr. Adolfo Roitman

Licenciado em antropologia, possui mestrado em religiões comparadas e doutorado em literatura e antigo pensamento judaico na Universidade Hebraica de Jerusalém. Graduado em Seminário Rabínico Latino americano (1986). Ele tem um doutorado honorário da Rocky Mountain College (EUA). Desde 1994 é curador dos Manuscritos do Mar Morto e diretor do Santuário do Livro no Museu de Israel, Jerusalém. Professor convidado em várias instituições acadêmicas e religiosas nas Américas, Europa e Israel. Publicou numerosos artigos em revistas profissionais, bem como cinco livros. O último chamado  Bíblia, Exegese e religião. Uma leitura crítico-histórica do judaísmo.

Arqueólogo Eli Shukron

Eli tem um Mestrado em Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém e foi arqueólogo da Autoridade Israelense de Antiguidades desde 1988 até 2013.
Começou seu trabalho na Cidade de Jerusalém faz 30 anos em numerosas escavações, e desde 1995 foi o Diretor de Escavações da Cidade de David. Desde 1995 até 2012 escavou o Manancial de Gihon revolucionando o entendimento da Jerusalém Bíblica. Entre outras coisas, escavou as muralhas fortificadas da época do Bronze e um banho ritual onde havia uma negócio com o nome de Bethlehem (Belém). Em 2004 escavou e encontrou a famosa Piscina de Siloé e anos mais tarde encontrou também o Caminho dos Peregrinos que conduzia desde a Piscina de Siloé até o Segundo Templo. Também achou o canal de deságua fazendo menção a Flavio Josefo quando se refere que os judeus fugiram dos romanos no ano 70 por um canal subterrâneo. Entre outros famosos achados se encontram também uma moeda de Shekel utilizada como imposto para ingressar no Templo e um raríssimo detalhe de ouro que pertencia a vestimenta do Sumo Sacerdote.

É especialista na Jerusalém Antiga tanto do Primeiro como do Segundo Templo, publicou numerosos artigos em revistas especializadas e é periodicamente entrevistado por redes de televisão do mundo inteiro.

Arqueólogo Rodrigo Pereira da Silva

Formado em Teologia pelo Instituto Adventista de Ensino do Nordeste (1992), graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (1999), tem mestrado em Teologia Histórica pelo Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus (1996) e doutorado em Teologia Bíblica pelo Centro Universitário Assunção (2001). Fez estudos de pós doutorado em arqueologia bíblica pela Andrews University, EUA (2008). E, por fim, doutorado em arqueologia clássica pela Universidade de São Paulo. É professor do Centro Universitário Adventista de São Paulo e curador do MAB – Museu de Arqueologia Bíblica do UNASP,  apresentador do programa da TV Novo Tempo “Evidências”.

Prof. David Sedaca

Começou seus estudos teológicos na Universidade Biola de Los Angeles, completando seu mestrado em teologia no Seminário Teológico de Buenos Aires. Continuou seus estudos de pós graduação na Escola de Estudos do oriente médio da Universidade de Belgrano em Buenos Aires. David Sedaca recebeu título em psicologia da Universidade de Harvard, em Cambridge. Professor em instituições universitárias e teológicas nos Estados Unidos, Canadá, América Latina Europa e Israel, é professor da Escola de Pós Graduação de Judaísmo Messiânico do Instituto “Charles Feinberg” em Brooklyn, Nova York, da Escola de Teologia de Nova York.

Arqueólogo Avner Goren

Formado em Arqueologia e História do Povo Judeu pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Avner Goren participou nas escavações arqueológicas de Megiddo e Hatzor junto com o reconhecido arqueólogo Ygael Yadin, em Arad junto com Ruth Amiram, en Jerusalém junto com Benjamin Mazar, em Mamshit junto Abraham Neguev e em muitos outros projetos de escavações. Durante 15 anos Avner desempenhou o cargo de Arqueólogo Diretor da Península do Sinai, criando ali o Sinai Institute for Science and Arts. Avner foi um participante ativo nas negociações de paz entre Israel e o Egito, além de tudo que for relacionado a esses sítios arqueológicos.
Desenvolveu numerosos seminários em Israel e no mundo para a Universidade Aberta de Israel, o Biblical Archaeological Society e para a  Biblical Archaeology ReviewThe Israel Archaeological Society e outros. Avner foi o mentor de três BestsellersWALKING THE BIBLE, ABRAHAM e WHERE GOD WAS BORN.
Também é constantemente entrevistado por canais internacionais de TV como a BBC, National GeographicHistory Channel, entre outros.
Avner foi professor em diferentes instituições acadêmicas de Israel e do mundo como em Aspen Institute, universidades, comunidades, Sinagogas e Igrejas. Desde 1990, Avner tem atuado como investigador no Albright Institute of the American School of Oriental Research. Avner é um dos fundadores do “Caminho de Abraham”, uma organização com base no Global Negotiation Center da Universidade de Harvard.

Dr. Daniel Vainstub

Graduado em Arqueologia e História do Povo Judeu na época bíblica e do Segundo Templo na Universidade Hebraica de Jerusalém. Mestrado em Epigrafia e Paleografia Hebraica e Semita Ocidental na Universidade Hebraica de Jerusalém. Doutorado na Universidade Ben-Gurion de Beer-Sheva. Catedrático e investigador há mais de vinte anos na Universidade Ben-Gurion em todos os campos concernentes à época bíblica. Ministra cursos no Museu de Israel. Publicou numerosos artigos. Participa habitualmente de congressos nacionais e internacionais.

M.A. Yehuda Kaplan

M.A. Yehuda Kaplan é formado em Estudos do Oriente Médio Antigo em Arqueologia, e mestrado em História do Povo Judeu, onde se graduou summa cum laude, ambos da Universidade Hebraica de Jerusalém. Ele trabalha no Museu das Terras da Bíblia Jerusalém e desde 2001 é Diretor do Departamento de Educação do Museu, cargo que ocupa e continua a desenvolver até hoje. Yehuda Kaplan é responsável pela gestão diária de toda a programação educacional, incluindo grupos escolares, estudantes, programas de família, cursos de educação de adultos e palestras semanais. Ele ministrou cursos de História Bíblica no Instituto Schechter, em Jerusalém e na Escola Rothberg para estudantes estrangeiros da Universidade Hebraica de Jerusalém. Yehuda é um guia experiente com licença turística especializado em Arqueologia Bíblica, História da Terra de Israel e do Antigo Oriente Médio.

Arqueólogo Danny Herman

Licenciado e mestre em Arqueologia pela Universidade Hebraica de Jerusalém, especialista em Arqueologia Bíblica e Clássica. Formado em Cristianismo e História da Arte, além de liderar a Biblical Archaelogy Society. É professor na Rothberg International School da Universidade Hebraica de Jerusalém e professor no curso de guias de turísticos do Ministério de Turismo de Israel. Conferencista de temas relacionados a História e a Arqueologia de Israel no programa especial para diplomatas na IDC Herzliya, em Israel. Investigador assistente na coleção numismática do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém. Consultor de diversos programas de televisão estrangeiros e de livros relacionados a arqueologia de Israel.

Dr. Ofir Jacobson

Estudante de doutorado em Religiões Comparadas, realizou seu mestrado em Estudos da Terra de Israel pela Universidade de Haifa e é licenciado em estudos da terra pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Investiga a relação entre as condições físicas do meio ambiente e o desenvolvimento da sociedade, cultura e religião. Participou de escavações arqueológicas em Hatzor. Participa de conferências sobre diversos temas referentes a seus estudos e guias em Israel, é professor no curso oficial de guia do Ministério do Turismo de Israel.

Arqueólogo Manuel Cimadevilla

Licenciado com graduação em filologia semítica pela Universidade Complutense de Madrid. Cursando doutorado nesta universidade. Bacharel em arqueologia bíblica e clássica pela Universidade Hebrica de Jerusalém. Desde 1992 membro da equipe das escavações em Tel Hazor e trabalha com a publicação dos resultados desta. Trabalha nas escavações de Kiriyat Yearim e colabora com a publicação das escavações de Tel Yoqneam.

Arqueólogo Pablo Betzer

Nascido em Córdoba, Argentina. Pablo é formado em História do povo Judeu e Arqueologia pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Participou e dirigiu numerosas escavações arqueológicas, entre elas em Jerusalém, Horkania, Qumrán, Ein Gedi, Beit Loya, Kfar Uria, etc. Atualmente trabalha para a Direção de Antiguidades de Israel (Israel Antiquities Authority), no cargo de Arqueólogo do Distrito da Judeia.

M.A. Ariel Horovitz 

Fundador e diretor do Moriah International Center. É formado em Sociologia e História do Povo Judeu pela Universidade Hebraica de Jerusalém, mestre em Gestão e Liderança pela Universidade de Bar Llan, de Israel. É especializado na área de Liderança na Bíblia e em outros temas relacionados com a história do povo desde os tempos Bíblicos até a atualidade do moderno Estado de Israel. Oferece conferências e seminários em diversas instituições acadêmicas de Israel, Estados Unidos, México, Brasil, Angola e outros países.

Dr. Yehuda (Edmundo) Hochmann

Rabino Messianico, ordenado pelo Rabino Joseph Shulam do Instituto Bíblico Netivyah. B.A em Jornalismo da UFRJ. E MBA Bar Ilan (Proyecto Marlborough). PhD em Estudos Bíblicos do Trinity College em San Antonio, Universidade de Columbia em Nova York. Atualmente ministra seminários no Brasil, Israel e nos Estados Unidos.

M.A. Dalia Himelfarb Sztulman

Formada em História e Pedagogia pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Formada em Artes Plásticas e História da Arte pela Academia de Arte “Betzalel” da Universidade Hebraica de Jerusalém. Possui 25 anos de experiência como professora ensinando tanto no Colégio de Aplicação da Universidade Hebraica de Jerusalém como em Museu de Israel, nas áreas de artes plásticas, historia da arte e arqueologia. Nos últimos anos trabalha como guia turística, especializada em peregrinação Cristã e em expressões artísticas Cristãs e Judaicas na Terra Santa. Orientadora de Workshops e elaboradora de programas na área de turismo em Israel, além de exercer um cargo formal no Ministério do Turismo de Israel.

Dr. Pinhas Bibelnik

Docente no Instituto Rothberg para estudantes do exterior – Universidade Hebraica de Jerusalém e no Seminário Hakibutzim de Preparação Docente. Licenciatura, Mestre e Doutorado em História do Povo Judeu e Licenciatura em Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém. Autor e editor de trabalho sobre historia judaica, antissemitismo, judaísmo espanhol, inquisição e cripto-judaicos na América colônia.

Dr. Udi Manor

Doctor em História Judaica Moderna pela Universidade de Haifa. Professor Titular no Oranim College, Israel. Expert nas áreas de história política do povo Judeu na época moderna, e no Sionismo. É autor de 6 livros e numerosos artigos em revistas profissionais e acadêmicas. É convidado anualmente para dissertar em congressos internacionais.

Dr. Aliza Moreno-Goldschmidt

Nasceu em Colômbia e reside em Israel desde 1994. Tem licenciatura em História Universal, História Judaica e Pensamento Judaico pela Universidade Hebraica de Jerusalém, assim como um mestrado em História Judaica e uma certificação docente da Universidade de Ben Gurión. Terminou seu doutorado na Universidade Hebraica de Jerusalém. Atualmente trabalha no Centro Meltón (Universidade Hebraica de Jerusalém), na Escola Professor de Educacional Levinsky e cursa pós-doutorado na Universidade Hebraica de Jerusalém.

Dr. Gadi Lipiner

Empreendedor nascido no Brasil e com mais de 30 anos de experiência gerencial e profissional em cargos executivos de alto nível para as empresas multinacionais: Sigma-Aldrich- Fluka, Bromine Compounds Ltd. (ICL Group), Inventech-Venture Capital. Dr. Lipiner desempenhou papel integral no desenvolvimento de negócios e crescimento destas empresas através da implantação de ideias e processos inovadores e progressistas. Também colaborou no desenvolvimento de negócios por meio de estratégias de longo prazo, e implementou uma ampla rede de conexões na Europa, América do Norte e América Latina. Dr. Lipiner também fundou quatro empresas na área de biotecnologia e de dispositivos médicos. Ele conquistou seu doutorado em química orgânica e seu MBA na Universidade Hebraica de Jerusalém. Atualmente, ministra aulas em diferentes universidades de Israel, como a Universidad de Ben Gurión e Emek Yizrael College.

M.A. Raquel Orensztajn

Formou-se na Universidade Hebraica de Jerusalém em História Geral Contemporânea. Possui mestrado pelo Instituto de Judaísmo Contemporâneo e Licenciatura em educação hebraica. Raquel Orensztajn é conferencista, professora, orientadora de workshops e elaboradora de programas em temas relacionados a História Judaica Contemporânea, História do Holocausto, História de Israel e Sociedade Israelense, a Língua Hebraica e suas origens.

M.A. Ethel Katz de Barylka

Profissional na área de educação judaica, licenciada em literatura hebraica e filosofia da Universidade Hebraica de Jerusalém, onde também obteve seu mestrado. Ingressou no curso de Advocacia Rabínica de Jerusalém, ensina e coordena cursos sobre as temáticas relacionadas a mulher e o judaísmo. Diretora do projeto “Mulher e Judaísmo”.