O Rei Herodes

Herodes nasceu por volta dos anos 70 AC, sendo ele filho de um dignitário da Eduméia e de uma mulher de origem, Herodes não tinha uma linhagem direta com Davi, conseguiu o seu reinado através das suas articulações com Roma. A sua regência foi um tanto controversa, conhecido por ser um rei vaidoso, deixou um legado de grandes construções, tentando chegar ao patamar de Salamão. Segundo os relatos da bíblia e pelo historiador Flavio Josefo.

Herodes, o grande também era conhecido por sua vida hedonista, ostentava mulheres e riquezas, proporcionava orgias sexuais em seu próprio palácio.

A sua decadência começou no ano 29 A.C, tomado por um sentimento conspiratório, assassinou o seu grande amor, Mariana a quem tomou como esposa, anos depois assassinou os seus próprios filhos, Alexandre e Oristóbolo, que também eram filhos de Mariana.

Boa parte de sua família foi dizimada por conspirações sem nenhum fundamento, sua sede por poder o deixava obcecado, narcísico e inseguro da fidelidade de quem o cercava, anos mais tarde o rei Herodes deparou-se com a pior crise do seu reinado.

Corriam boatos de um novo rei de Israel, Herodes não tinha grandes intimidades com as escrituras, era apenas um rei extravagante fruto de sua época, a ideia de um messias não tinha uma conotação divina aos seus olhos, mas sim política. Tomado pelo medo de perder o seu reinado, ordenou a morte de todos os meninos que nascessem naquela época. A sua perversidade atingiu muitas crianças inocentes, mas não foi o suficiente para atingir o pequeno Messias.  Maria saiu de Jerusalém e deu à luz ao filho de Deus em uma pequena manjedoura em Belém. Logo após o seu ato cruel, Herodes, o grande, foi acometido por uma terrível doença, agonizou por muitos anos até morrer-se sozinho em seu suntuoso palácio.

Vale a pena ressaltar que na Bíblia existem quatros reis Herodes, Além do Herodes, o Grande, o impopular rei de Israel deixou o seu legado aos seus filhos, Herodes Arquelau, Herodes Antipas e Herodes Felipe. Herodes o grande pode ter sido uma figura despótica e cometido muitas maldades, deixou algum legado arquitetônico que até hoje pode ser contemplado em Jerusalém. Toda a geração de Herodes foi muito presente no novo testamento, sobretudo nos eventos que culminaram na crucificação de Cristo. Herodes o grande foi tragado pela sua própria soberba, se deixou levar pelas articulações políticas e a ganância pelo poder.

By | 2017-11-03T01:20:01+00:00 setembro 6th, 2017|Categories: Arqueología Biblica|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment